PROJETO BLOG INFORMÁTIVO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOIS IRMÃOS
PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
JAIRO LUCAS DE MELLO
1.
TÍTULO: BLOG INTERATIVO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
JUSTIFICATIVA:
Devido à necessidade de desenvolver a leitura de informação em alunos, pais, professores e sociedade, a escola precisa buscar novas formas de expor os acontecimentos da escola, tais como atividades desenvolvidas pelos alunos no laboratório de informática, projetos desenvolvidos, datas marcantes, aniversário de alunos, professores e funcionários, ou qualquer outro fato ocorrido na escola, que normalmente é divulgado nos murais convencionais ou através de recados escritos ou orais.
Com todos os meios de informações que o Colégio disponibiliza, através de mural informativo, notícias que são repassadas verbalmente e bilhetes que são entregues aos alunos, não estamos conseguindo fazer com que as informações cheguem ao nosso público. Isso significa que não estamos mais atingindo os alunos da forma que “nós” gostaríamos. Está faltando atrair os alunos para os acontecimentos da escola, transmitir de forma diferente, interagir com eles e talvez, a tecnologia seja uma das maneiras de chegar aos alunos de uma forma bem mais interessante. Isso pra nós educadores é um grande desafio. Será que temos condições para adaptarmo-nos a essas modernidades sem errar o caminho?
Ao realizamos o curso elaboração de projetos, trabalhamos com o blog, isso me despertou o interesse em ter um para o laboratório, para divulgar o que acontece neste ambiente muito utilizado pelos alunos. Com o passar do curso, descobrimos o blog e logo passamos a imaginar como nós poderíamos usar essa ferramenta – que os alunos conhecem tão bem - para informar toda a comunidade dos acontecimentos do laboratório e da escola. Procuramos então, nos informar sobre esta ferramenta.
Segundo José Manuel Moran, no texto “Caminhar com Segurança na mesma Direção”, o blog é um recurso muito interativo de publicação, com possibilidade de fácil atualização e de participação de outras pessoas, ou seja, as pessoas que fizerem uso do meu blog poderão interagir com ele.
OBJETIVO GERAL:

Informar/publicar atividades importantes que acontecem no laboratório de informática e também na escola através de um blog.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Publicar atividades realizadas pelos alunos que acontecem semanalmente no nosso laboratório de informática da Unidade Escolar.
Divulgar os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos da escola.
Alegrar o dia dos aniversariantes.
Transmitir mensagens.
Informar datas do calendário escolar, como conselhos de classe, mutirões, retirada de boletins, eventos, formatura, entre outros.

PÚBLICO ALVO:
Os alunos, professores, funcionários e pais da escola.

RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos com este projeto divulgar e informar todos os acontecimentos importantes, e que todos colaborem.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS / RELATÓRIOS:
Estamos caminhando para uma nova era quando se fala em tecnologia: tudo se integra com tudo e com todos. Todos podem ser produtores e consumidores de informação. As mudanças que estão acontecendo na sociedade, mediadas pelas tecnologias em rede, são de tal magnitude que impactam profundamente a educação e as formas de ensinar e aprender. O ato de educar se transforma em ajuda para encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos diante da grande rede. Educar não é mais transferir ao aluno um pacote pronto do conhecimento que o educador tem. Precisamos saber escolher aquilo que melhor atende ao aluno e o traz para a atualidade. Cada vez temos mais informação e não necessariamente mais conhecimento.
O educador continua sendo importante, mas como mediador e organizador de processos. É um pesquisador junto com os alunos e articulador de aprendizagem. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo, é ajudar na aprendizagem dos conteúdos e ser um elo para uma maior compreensão da vida. A tecnologia permite trazer os conteúdos de forma mais ágil, possibilitando a interação entre os alunos, colegas e professores.
Hoje se fala em partilhar resultados de pesquisas na internet. Esta é uma concepção de que aprender passa a ser uma forma cooperativa e não competitiva, o importante é o foco e que alunos sejam estimulados a fazer parte de um espaço virtual de referência que disponibiliza o que foi feito e sala de aula, para que depois, fora da sala de aula seja encontrado um pouco do que foi orientado pelo professor e realizado pelos alunos.
Existe ainda um equilíbrio difícil de ser contornado: o deslumbramento dos alunos pelas novas tecnologias e a resistência de alguns professores a esses novos métodos de acesso à informação. Os alunos são privilegiados com relação à tecnologia, eles aprendem rapidamente a navegar, tem facilidade de produzir materiais audiovisuais, mas ainda não tem organização nem maturidade para se concentrar diante de tantos estímulos e não sabem gerenciar a quantidade de informação com qualidade e significância. Aí vem a dificuldade dos professores em continuar com modelos autoritários ou que inconscientemente fazem o mínimo possível para utilizar a tecnologia, deixando de usar técnicas de pesquisa ou de apresentação ou a criação de páginas. Talvez porque seja um desafio para o professor trabalhar com múltiplas visões, colocando em xeque a posição de detentor do saber, já que o aluno pode encontrar informações que o professor não tem. Mas, há aqueles que descobrem as novas mídias, jogam os alunos no laboratório achando que encontraram a solução para todos os problemas. A internet ajuda, mas sozinha ela não dá conta da complexidade do aprender.
A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, como são conhecidas, nas atividades do cotidiano de uma organização educativa depende diretamente da mobilização dos profissionais, cujo apoio e compromisso com as mudanças não se limitam ao âmbito pedagógico ou aos controles técnico-administrativos. Os gestores assumem a instituição nas dimensões técnico-administrativa, pedagógica, política e social.
O uso das tecnologias na gestão escolar revela novos papéis dos seus profissionais na tomada compartilhada de decisões. Encontramos nas tecnologias o suporte adequado para o desenvolvimento de atividades, apoiadas em informações provenientes de fontes distintas, principalmente no que diz respeito à legislação, linhas de pensamento, banco de dados informatizado que são realimentados pelos dados gerados nas unidades escolares, evidenciando a necessidade de se investir na formação de gestores para que eles incorporem as tecnologias na gestão escolar e no cotidiano das escolas. As TICs podem ser instrumentos que contribuam para que a gestão seja mais ágil, dinâmica e acessível a todos.
Para que a tecnologia contribua com a escola, é importante que usemos essas potencialidades para produzir, processar, organizar, recuperar, atualizar e socializar informações, ou seja, de torná-las utilizáveis, facilitando o acesso aos recursos tecnológicos, criando estratégias de comunicação e participação, por exemplo, em reuniões de planejamento e conselho de classe, controle de patrimônio, horário e calendário escolar, diagnóstico das atividades realizadas na escola, análise de sistemas estaduais, nacionais e municipais, divulgação de informação interna e externa da escola. Ao colocar estas potencialidades a serviço da comunidade, a escola se amplia, produz e socializa conhecimentos para a transformação das pessoas e de seu contexto, e para a melhoria da qualidade de vida.
A internet hoje tem inúmeros recursos que combinam publicação e interação: chats, fóruns, listas de discussão, blogs, flogs, fotologs, videologs, portfólios entre inúmeros outros. Os alunos já estão familiarizados com estas ferramentas e gostam muito da interatividade. A escola abre-se para o mundo, sai do seu casulo e se torna uma instituição onde a sociedade pode se informar continuamente. Observando a necessidade de atingir/informar não somente alunos, mas os pais e a comunidade em geral, é que estaremos apostando no blog como ferramenta de publicação do trabalho desenvolvido pelos gestores da nossa escola. Por que escolhemos o blog? Por que o blog é uma ferramenta fácil de desenvolver, de atualizar, permite a participação dos leitores, não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, é uma ferramenta que exerce grande atratividade sobre os jovens.
O blog pode ser definido como um diário digital que todo mundo vê, onde “blogueiros” podem disponibilizar pensamentos, idéias e produções através de textos escritos com imagens e sons. Eles chegam a ser considerados produção síncrona, pois o que se escreve, é publicado e lido por outra pessoa conectada quase ao mesmo tempo. Isto se torna imprescindível: alunos e comunidade passam a ser informados dos acontecimentos da escola no momento em que os fatos acontecem.

COSIDERAÇÕES FINAIS:

Fomos criados com medo da tecnologia, sempre tivemos barreiras quando se trata de ligar algum equipamento eletrônico, pois sabemos a dificuldade econômica que nós tivemos para adquiri-lo, infelizmente esse sentimento ainda fala mais alto. É necessário quebrar barreiras, enfrentar os desafios que a tecnologia e os alunos nos impõem.
Finalmente nossas escolas recebem cada vez mais equipamentos eletrônicos que os alunos conhecem melhor que os professores e gestores. Nós, enquanto professores e gestores precisamos estar conectados para poder acompanhar esta revolução tecnológica.
Levando em consideração a necessidade de informar os alunos, pais, professores e comunidade sobre os acontecimentos e atividades realizadas no laboratório e escola, é que conhecemos o blog como ferramenta interativa, já que o mural convencional não é lido pelos alunos, pais e professores. Temos consciência que uma pequena parcela das famílias dispõe de um computador ligado à grande rede, mas sabemos também, que a grande maioria dos alunos usa a internet através de lan house, na escola e pelo projeto beija-flor, para realizar trabalhos de pesquisa, jogos entre outros e, por que não informá-los através de um blog? Com certeza, eles se lembrarão dos recados, estarão em contato com mensagens importantes, lembrarão de dar os parabéns às pessoas aniversariantes e estarão atualizados com o calendário escolar e das programações da escola.
A escola já está aberta às novas tecnologias e interage com elas, através da gestão escolar e a sala informatizada – que cada vez mais exige conhecimento nesta área. De certa forma a tecnologia agiliza o trabalho administrativo, um grande exemplo disso, é o Censo Escolar, que já vem sendo feito online nos últimos três anos. É difícil imaginar hoje como era feito o trabalho administrativo há alguns anos atrás, o resultado pode ser visto nos milhões de folhas de papel guardadas no arquivo inativo em forma de documentos, talvez seja essa a maior dificuldade de adaptação de nós educadores com relação ao arquivo dos documentos, pois sempre tivemos aquela visão de que um amontoado de papéis significa trabalho realizado. Hoje, passamos horas na frente de um computador fazendo o trabalho administrativo e não vemos o resultado prático da “coisa”. Essa é uma barreira que todo o grupo escolar e a sociedade ainda têm dificuldade para quebrar.




. BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA,José F.de, ALMEIDA, Maria E.B.B.de. Liderança, Gestão e Tecnologias para a Melhoria da Educação o Brasil. São Paulo :Microsoft. 2006.

BASTOS,Elizabeth S. ,SILVA, Carmen G. da.,SEIDEL,Suzana., FIORENTINI, Leda M.R. Introdução à Educação Digital: Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO. Brasília; 2008.